Um País com equilíbrio económico e orçamental 0 / 28
Equilíbrio orçamental e redução da dívida
Reduzir o IRS até ao 8º escalão, através da redução de taxas marginais entre 0,5 e 3 pontos percentuais face a 2023, com enfoque na classe média;
Equilíbrio orçamental e redução da dívida
Adotar o IRS jovem de forma duradora e estrutural, com uma redução de dois terços nas taxas de 2023, tendo uma taxa máxima de 15% aplicada a todos os jovens até aos 35 anos, com exceção do último escalão de rendimentos;
Equilíbrio orçamental e redução da dívida
Isentar de contribuição e impostos os prémios de desempenho até ao limite equivalente de um vencimento mensal;
Equilíbrio orçamental e redução da dívida
Tornar obrigatória a atualização dos escalões e tabelas de retenção em linha com a inflação e o crescimento da produtividade;
Equilíbrio orçamental e redução da dívida
Procurar, com realismo e justiça social, melhorar a progressividade e coerência do IRS, sobretudo através da redução dos limiares dos escalões de IRS e da introdução de uma noção sintética de rendimento sujeito a IRS;
Equilíbrio orçamental e redução da dívida
Fomentar a poupança através da criação de contas poupanças isentas de impostos;
Equilíbrio orçamental e redução da dívida
Promover a competitividade da economia portuguesa, através da redução dos custos de cumprimento das obrigações fiscais, de uma forte simplificação fiscal, do reforço da estabilidade tributária e de uma reformulação da justiça tributária;
Equilíbrio orçamental e redução da dívida
Aumentar a competitividade da economia portuguesa, reduzindo a taxa de IRC em dois pontos percentuais por ano, passando dos atuais 21% para os 15% em três anos;
Equilíbrio orçamental e redução da dívida
Proceder a uma simplificação do IRC com vista a potenciar a atração de investimento e os ganhos de escala;
Equilíbrio orçamental e redução da dívida
Reformar a AT, para reforçar o equilíbrio da relação com os contribuintes e reduzir os custos de contexto associados à função fiscal.
Reforma das finanças públicas e do Estado
Reorganização de funções e extinção de estruturas redundantes ou duplicadas;
Reforma das finanças públicas e do Estado
Elaboração de um quadro de referência orçamental de médio prazo;
Reforma das finanças públicas e do Estado
Aumento da flexibilidade gestionária das entidades públicas;
Reforma das finanças públicas e do Estado
Reforma do processo orçamental;
Reforma das finanças públicas e do Estado
Implementação do SNC-AP e da orçamentação por programas;
Reforma das finanças públicas e do Estado
Criação de um portal da transparência orçamental.
Setor Empresarial do Estado
Acelerar a implementação da legislação introduzida em 2013, em particular no que diz respeito à publicação e aprovação dos instrumentos de gestão, permitindo um reforço de accountability do setor público, e que sejam feitas recomendações à gestão das empresas de forma mais eficiente;
Setor Empresarial do Estado
Assegurar que em todas as empresas relevantes o reporte inclui as obrigações de serviço público e as compensações que a empresa recebe do Estado para o cumprir, bem como informação de natureza não-financeira ( e.g. ambiental, social e governança), em cumprimento com os princípios e requisitos da Diretiva de Reporte Corporativo de Sustentabilidade e na linha dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU;
Setor Empresarial do Estado
Retomar a publicação do Relatório sobre o Cumprimento das Práticas de Bom Governo da UTAM (o último refere-se ao exercício de 2017);
Setor Empresarial do Estado
Nas empresas de maior dimensão, à semelhança das empresas privadas, introduzir membros independentes e representantes dos trabalhadores como administradores não executivos;
Setor Empresarial do Estado
Incentivar uma maior diversidade no conselho de administração, designadamente no que diz respeito à nacionalidade, idade e paridade entre homens e mulheres;
Setor Empresarial do Estado
Introduzir critérios objetivos de avaliação da administração, incluindo o desempenho e responsabilização na obrigação de prestação do serviço público;
Setor Empresarial do Estado
Rever a governação e os instrumentos de gestão, reforçando a accountability do setor público, com clara separação das competências de propriedade, gestão e regulação;
Setor Empresarial do Estado
Tornar os conselhos de administração mais independentes e promover a transparência e o controlo da gestão.
Setor Empresarial do Estado
Garantir a não interferência política na atividade das empresas e zelar pela transparência do processo de designação dos membros dos conselhos de administração;
Setor Empresarial do Estado
Introduzir a obrigação de definição e comunicação periódica, junto das respetivas Tutelas, de um modelo de gestão do risco da atividade, bem como as respetivas propostas de medidas de mitigação dos riscos considerados como estratégicos.
Administração Pública
Melhorar as políticas de reforma funcional e orgânica que se encontram em curso, alinhando-as com os princípios e orientações deste Programa de Governo, com vista a reforçar a missão e a resposta da Administração Pública
Administração Pública
Melhorar as condições de trabalho, apostando na simplificação dos processos, recorrendo à tecnologia para maximizar o desempenho global dos serviços, com vista a garantir maior agilidade, fiabilidade e valorização do desempenho dos trabalhadores da Administração Pública.