Um País de educação, de cultura e de ciência para inovar 0 / 133

Educação e Formação

Implementar o A+A, “Aprender Mais Agora”, um plano de recuperação da aprendizagem que realmente permita aos alunos construir um caminho de sucesso escolar. O A+A incluirá recursos adequados para o apoio aos alunos nas escolas, a capacitação de docentes para implementar um sistema de tutorias, assim como o reforço de créditos horários e o investimento em recursos educativos digitais de apoio ao estudo;

Educação e Formação

Aprofundar a autonomia dos agrupamentos TEIP e majorar o seu financiamento, com avaliação e prestação de contas, para fomentar projetos de maior integração e igualdade de oportunidades.

Educação e Formação

Em diálogo com a Assembleia da República, contribuir para a revisão da Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986, alinhando-a com os desafios do século XXI;

Educação e Formação

Redefinir o papel do Ministério da Educação, Ciência e Inovação atribuindo responsabilidades de regulador e não de decisor sobre o funcionamento de todas as escolas públicas;

Educação e Formação

Reestruturar os ciclos do ensino básico, integrando os 1º e 2º ciclos, de forma a alinhar com a tendência internacional e garantir uma maior continuidade nas abordagens e um desenvolvimento integral dos alunos;

Educação e Formação

Alargar o âmbito e promover maiores níveis de transparência e de acesso público aos dados estatísticos de monotorização do sistema educativo;

Educação e Formação

Incentivar a implementação de práticas educativas interdisciplinares, realizadas ao ar livre, em espaços verdes e em contacto com a natureza;

Educação e Formação

Melhorar a eficiência, criando uma plataforma integrada de todos os serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação e investindo em recursos digitais que simplifiquem os processos administrativos.

Educação e Formação

Integrar a faixa etária dos 0 aos 3 anos no sistema educativo tutelado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação;

Educação e Formação

Acesso universal e gratuito: alargar a oferta pública e sem custos para as famílias de creche e de pré-escolar, seja aumentando a capacidade da oferta do Estado, seja contratualizando com o sector social, particular e cooperativo, seja promovendo soluções transitórias, em articulação com os municípios e a sociedade civil, nos contextos onde a oferta instalada não seja suficiente para suprir a procura de vagas;

Educação e Formação

Produzir e difundir orientações para o período 0-6 anos e proporcionar às instituições o acesso a materiais educativos adequados ao desenvolvimento nas áreas das linguagens (oral, escrita, artísticas e digitais), da matemática, das ciências e da motricidade;

Educação e Formação

Reforçar a formação inicial e contínua de Educadores que trabalhem com crianças de 0-3 anos, assim como a formação de Auxiliares de Ação Educativa.

Educação e Formação

Desenvolver um currículo centrado no conhecimento científico e cultural, revendo as “Aprendizagens Essenciais” e os documentos orientadores do ensino, elevando as expectativas em relação à aprendizagem dos alunos;

Educação e Formação

Iniciar uma revisão curricular no sentido de flexibilizar as cargas letivas obrigatórias nos vários níveis de escolaridade do Ensino Básico, de incluir o ensino do inglês desde o 1.º ano de escolaridade, de introduzir a coadjuvação na Educação Física no 1º ciclo, e de reforçar o ensino experimental das Ciências;

Educação e Formação

Redefinir os percursos científico-humanísticos do ensino secundário, no sentido de alargar as disciplinas que os alunos podem livremente escolher frequentar, alargando posteriormente esta possibilidade aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico.

Educação e Formação

Melhorar o sistema de transferência de competências para as Autarquias, articuladamente com as escolas;

Educação e Formação

Clarificar as competências do MECI, das escolas e das suas direções;

Educação e Formação

Estabelecer o estatuto do diretor de escola, que inclua um modelo especial de remuneração e de avaliação;

Educação e Formação

Construir, em diálogo com os diretores e professores, um novo modelo de autonomia e gestão das escolas, que robusteça a autonomia financeira, pedagógica e de gestão de recursos humanos das escolas;

Educação e Formação

Atualizar o financiamento e rever a regulamentação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC);

Educação e Formação

Redefinir os parâmetros técnicos de construção e reabilitação dos edifícios escolares.

Educação e Formação

Implementar provas de aferição a Português, Matemática e uma disciplina rotativa (a cada 3 anos) nos 4.º e 6.º anos (anos de final de ciclo), de aplicação universal e obrigatória, substituindo as provas de aferição atualmente em vigor;

Educação e Formação

Publicar os resultados das provas de aferição em tempo útil, a nível nacional e de agrupamento, para fins de identificação de fragilidades no sistema educativo, prestação de contas e valorização das provas;

Educação e Formação

Rever a aplicação do atual modelo de avaliação das aprendizagens (vulgo aplicação do projeto MAIA).

Educação e Formação

Avaliar o impacto do atual Regime Jurídico da Educação Inclusiva;

Educação e Formação

Rever o modelo de financiamento dos apoios técnicos especializados em meio escolar;

Educação e Formação

Melhorar a inclusão de pais e encarregados de educação dos alunos com medidas adicionais nos processos de decisão e escolha do percurso escolar dos seus educandos;

Educação e Formação

Melhorar as estratégias de transição para a vida ativa;

Educação e Formação

Reforçar os meios para o ensino do «Português Língua Não Materna», considerando o aumento do número de estudantes cuja língua materna não é o português;

Educação e Formação

Monitorizar resultados escolares daqueles estudantes e definir estratégias para o seu sucesso escolar, de forma a garantir a sua integração plena na sociedade e no mercado de trabalho;

Educação e Formação

Avaliar o aumento da dotação para a Ação Social Escolar;

Educação e Formação

Ponderar o aumento dos valores de comparticipação do Material Escolar e do Valor Máximo atribuído para as Visitas de Estudo;

Educação e Formação

Melhorar o sistema de apoio às famílias carenciadas que frequentam o ensino particular e cooperativo;

Educação e Formação

Combater a segregação social entre escolas, avaliando as regras de prioridade nas matrículas, impondo transparência no processo de alocação dos alunos e publicando as áreas de influência geográfica das escolas da rede pública. 7.1.9. Diversidade e liberdade para aprender

Educação e Formação

Promover uma rede de escolas de ensino artístico especializado de música, dança e teatro;

Educação e Formação

Melhorar o modelo de Contrato de Patrocínio, destinado a financiar os estabelecimentos de Ensino Artístico Especializado;

Educação e Formação

Implementar um programa de sensibilização para características e mais-valias do ensino profissional, para melhor informação dos alunos;

Educação e Formação

Otimizar a rede de oferta de ensino profissional e melhorar o seu modelo de financiamento.

Educação e Formação

Iniciar a recuperação integral do tempo de serviço perdido dos professores, a ser implementada ao longo da Legislatura, à razão de 20% ao ano;

Educação e Formação

Criar uma dedução em sede de IRS das despesas de alojamento dos professores que se encontrem deslocados a mais de 70 km da sua área de residência;

Educação e Formação

Criar incentivos para a fixação de docentes em zonas de baixa densidade ou onde há falta de professores, como acontece atualmente na região de Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve;

Educação e Formação

Desburocratizar o trabalho dos professores, dando-lhes autonomia, autoridade e melhores condições e tempo para educar e apoiar os alunos;

Educação e Formação

Adequar a formação contínua às necessidades de professores e escolas, valorizando a autonomia das escolas na elaboração dos seus planos de formação;

Educação e Formação

Construir, em diálogo com os professores, um referencial para a Avaliação do Desempenho Docente;

Educação e Formação

Alterar o modelo de colocação de docentes, de modo a ter em consideração outros fatores, como a residência e avaliação, garantindo equidade, adaptabilidade, eficiência e eficácia;

Educação e Formação

Promover uma campanha nacional de sensibilização para a importância dos professores, para incentivar mais jovens a escolher esta profissão;

Educação e Formação

Promover as horas extra dos professores, de forma temporária e facultativa;

Educação e Formação

Promover o regresso ao ensino dos professores que tenham saído da profissão, através de mecanismos de bonificação de reposicionamento na carreira;

Educação e Formação

Rever o salário em início de carreira docente e rever os restantes índices e escalões, no sentido de simplificar o sistema remuneratório;

Educação e Formação

Adequar a formação inicial de professores, em linha com as necessidades do sistema educativo.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Alargar e diversificar a base de captação de candidatos, com ênfase na população adulta sem grau de ensino superior; Garantir a cobertura nacional do ensino superior, através do alargamento da abrangência social e da extensão territorial; Encorajar as IES a desenvolverem uma cultura de mérito em todas as suas atividades de educação, investigação e inovação; Estimular a atratividade das instituições de ensino superior para os alunos internacionais, criando-se melhores condições de acesso às instituições de ensino superior portuguesas por estudantes estrangeiros, em especial os oriundos das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa; Fomentar a atratividade dos curricula nas áreas CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Promover o sucesso escolar e a qualidade de vida do estudante, dando especial atenção aos problemas da saúde mental.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Promover iniciativas de reforço da empregabilidade dos jovens, através da aposta na formação e especialização profissional em tecnologias e aplicações digitais, em linha com as necessidades crescentes do mercado de trabalho, contribuindo para atrair e reter o talento jovem.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Aumentar o investimento direto na criação e requalificação de alojamento para os estudantes do Ensino Superior, através da construção de novas residências (utilizando o Plano de Recuperação e Resiliência e o PT 2030), bem como realocando e recuperando para esta função edifícios devolutos do Estado. Adicionalmente, contratualizar com autarquias locais, instituições sociais e investidores privados a construção de residências estudantis e com residências estudantis privadas;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Estimular e alargar as redes de apoio a idosos que recebem estudantes deslocados nas suas casas, mediante avaliações prévias feitas pelas IES.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Adequar e reforçar os programas de bolsas de estudo e apoios financeiros à real situação socioeconómica dos estudantes;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Reforçar a capacidade de resposta de serviços de apoio psicológico e de saúde mental nas IES;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Criar, melhorar e protocolar com privados, centros de saúde e creches integrados nas IES;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Estabelecer políticas de inclusão e de respeito pela diversidade;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Oferecer apoio adicional aos estudantes que mostrem dificuldades no acompanhamento das propostas de estudo.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Preservar e aprofundar uma sólida oferta de Ensino Superior, distribuída por instituições públicas, instituições particulares e cooperativas, bem como entre os subsistemas universitário e politécnico. Articular os dois subsistemas de acordo com princípios de complementaridade e não de concorrência;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Organizar a rede de instituições de Ensino Superior para garantir cobertura nacional;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Estimular a inscrição de estudantes nas instituições situadas em regiões com menor densidade populacional, através da majoração do financiamento unitário;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Recuperar e reforçar o programa ERASMUS+ INTERIOR, com o objetivo de fomentar a mobilidade de estudantes do litoral para o interior.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Incentivar a cooperação e parcerias entre as Instituições do Ensino Superior e de Investigação, empresas, instituições sociais e autarquias;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Estimular a contratação de doutorados pelas empresas;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Reforçar o investimento em investigação nas escolas politécnicas, reforçando os programas de doutoramento em ambiente politécnico como instrumento de aproximação das instituições do ensino superior ao tecido empresarial;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Instituir modelos organizacionais inspirados nas “KICs - Knowledge and Innovation Communities”, do EIT - European Institute of Innovation and Technology, da UE;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Dinamizar uma cultura de empreendedorismo a partir da academia e das instituições de investigação;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Encorajar a participação de representantes do setor empresarial nos conselhos consultivos das instituições de Ensino Superior e de Investigação;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Avaliar o reforço dos incentivos fiscais para empresas que investem em programas de I&D em parceria com instituições de Ensino Superior;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Potenciar o regime de mecenato às instituições de ensino superior públicas;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Fomentar a criação de cátedras de índole empresarial que promovam uma forte ligação entre a Instituição de Ensino Superior e de Investigação e as empresas, tanto no ensino como na investigação científica.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Alavancar as iniciativas definidas no Espaço Europeu de Ensino Superior (Bolonha) e na Estratégia Europeia para as Universidades;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Expandir a iniciativa do cartão europeu de estudante;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Promover a internacionalização da Investigação e do Ensino Superior através de políticas que incentivem a participação em redes globais, atraiam estudantes internacionais, reforcem acordos com Países da CPLP, América Latina, América do Norte e Ásia, e eliminem barreiras regulamentares à participação;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Fomentar a atratividade das instituições de ensino superior para os estudantes internacionais e estudantes em mobilidade de curta duração.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Desenvolver estímulos à contratação transparente e sustentável de docentes e investigadores por parte das instituições públicas;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Reforçar as condições de bom desempenho de toda a comunidade que desempenha funções nas Instituições de Ensino Superior.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Avaliar e rever os instrumentos legislativos fundamentais do Ensino Superior, incluindo a Lei de Bases do Sistema Educativo e o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES);

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Fortalecer a autonomia das instituições de Ensino Superior;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Desburocratizar as relações institucionais entre o Ministério da tutela, a DGES, a FCT, a A3ES e outras;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Rever os critérios e fórmulas de financiamento com contratualização plurianual e incentivo à captação de financiamentos externos

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Reforçar a sinergia entre o Ensino Superior, a Investigação e a Inovação, garantindo um sistema mais coeso, dinâmico e competitivo;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Reorganizar as agências de financiamento como organismos independentes do Governo, visando a autonomia da C&I;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Melhorar o desempenho, transparência de processos e a calendarização dos concursos da FCT;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Apostar na manutenção e modernização das infraestruturas de C&I.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Promover a política de “Ciência Aberta”, apostando na cultura científica e na disseminação e impacto do trabalho científico;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Fortalecer as políticas de internacionalização, pela participação em redes internacionais de ensino, investigação e inovação, com especial atenção às redes europeias.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Melhorar o estímulo à inserção de doutorados em empresas, na administração pública, ou no ensino secundário, promovendo a mobilidade intersectorial;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Desenvolver estímulos conducentes à contratação transparente e sustentável de docentes e investigadores por parte das instituições públicas;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Rever o estatuto da carreira da investigação científica;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Criar condições para a circulação de investigadores entre o sector académico e empresarial, e para a sua mobilidade geográfica;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Criar condições para a atração de talento científico, nacional ou estrangeiro, para

Ciência, Ensino Superior e Inovação

seu estabelecimento em Portugal;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Fortalecer o ecossistema de inovação, utilizando os sistemas de incentivos públicos para investimento em I&D para promover uma intensa partilha de conhecimento e difusão de inovação entre as instituições do sistema científico e tecnológico, as empresas, entidades públicas e organizações sociais, numa articulação próxima entre o MECI, o Ministério da Economia e outros ministérios sectoriais;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Promover a participação das instituições de ensino superior e investigação na estratégia de reindustrialização europeia e nos programas que visam a sua autonomia estratégica e soberania tecnológica, numa articulação próxima com os Ministérios da Defesa, da Saúde, do Ambiente e Energia ou da Agricultura e Florestas.

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Desenvolvimento de um programa que estimule a contratação de doutorados pelas empresas;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Apoio à investigação científica e à inovação no e com o setor empresarial, adotando um programa de estímulos;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Revisitando a missão dos Laboratórios de Estado, dos Laboratórios Associados e Colaborativos e dos Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) visando clarificar a sua missão e papel no sistema científico e tecnológico;

Ciência, Ensino Superior e Inovação

Dinamizando um programa de apoio ao registo de patentes e de outra propriedade intelectual das empresas portuguesas a nível internacional – Europa, EUA, Ásia.

Cultura

Aumentar em 50% o valor atribuído à cultura no Orçamento de Estado, ao longo dos próximos quatro anos;

Cultura

Garantir o alargamento da oferta do ensino artístico em diversas áreas disciplinares e formas de expressão – dança, teatro, música, cinema e artes visuais – aos 120 primeiros anos do ensino, de forma a estimular o interesse e a ampliar significativamente os públicos da cultura e da arte, em particular dos mais jovens;

Cultura

Apoiar as instâncias da criação artística contemporânea;

Cultura

Intensificar o pensamento crítico e promover uma ação renovadora no que respeita a Arquivos e Bibliotecas, em articulação com estruturas formativas e novos modelos de gestão;

Cultura

Reforçar e diversificar o regime legal do Mecenato Cultural, dotando-o de capacidade atrativa e mobilizadora, que permita flexibilizar e reforçar práticas de preservação, programação e criação, melhorando-se, assim, o apoio às áreas da cultura e da arte;

Cultura

Assegurar o bom funcionamento das instituições patrimoniais em todo o território, especialmente dos Museus, Monumentos e Palácios, paralisados com a reforma recentemente empreendida pelo anterior Governo, ao qual faltou visão em temas atuais e prioritários e que ignorou, tanto no enquadramento legal das competências dos dirigentes, como na inexistência de qualquer dotação orçamental, a autonomia imprescindível ao cumprimento das suas missões;

Cultura

Proteger e valorizar todo o património português, sem exceção, definindo políticas de aquisição, circulação e permuta de obras de arte e de acervos museológicos, e criando uma estrutura de reforço de segurança e de monitorização permanente do classificado como Património Mundial (Listas da UNESCO);

Cultura

Fomentar a participação alargada e a crítica de profissionais da cultura e da arte com vista à atualização, à diversidade de leituras e à necessária refundação da estrutura orgânica e territorial do Ministério da Cultura, bem como a valorização dos profissionais da área.

Cultura

Apoiar e criar programas de estímulo ao acesso de crianças e jovens em idade escolar mediante a oferta cultural das entidades de âmbito local, regional e nacional;

Cultura

Estimular a visita regular de crianças e jovens a Monumentos, Museus, Teatros e outros equipamentos culturais, e promover, em sentido inverso, a ida de artistas à escola, aproximando a comunidade artística da comunidade educativa;

Cultura

Assegurar, até ao final da legislatura, a gratuitidade do acesso a museus e monumentos nacionais, bem como centros de ciência, para jovens até aos 25 anos.

Cultura

Garantir o alargamento da oferta formativa, da participação e da fruição dos jovens a partir do segundo ciclo, nas áreas da música, do teatro, da dança e das artes visuais;

Cultura

Proporcionar o contacto da comunidade escolar com escritores nacionais, incentivando nos jovens um maior gosto pela leitura e pela escrita;

Cultura

Promover a diversificação e a inclusão dos públicos, garantindo que as atividades culturais chegam a todos os segmentos da população, especialmente aos mais vulneráveis e desfavorecidos, e que respeitam a pluralidade de expressões e valores culturais;

Cultura

Mapear a totalidade do território, auscultar os diversos intervenientes e definir uma estratégia nacional para apoiar e estimular projetos de inventariação, criação, circulação e mediação artística;

Cultura

Apoiar estruturas e definir estratégias culturais de desenvolvimento promotoras de coesão social e territorial a nível local e sub-regional, designadamente revendo o regime de apoio às orquestras regionais;

Cultura

Desenvolver e implementar um Plano Estratégico do Cinema e do Audiovisual;

Cultura

Criar um programa nacional de apoio a estruturas de programação, residência, incubação e criação artística independentes;

Cultura

Rever a atual legislação, criando um regime jurídico específico, atrativo e atual para o mecenato cultural;

Cultura

Avaliar o reforço do financiamento e o apoio às instituições culturais que desenvolvem projetos de criação de públicos, mediação cultural e serviços educativos;

Cultura

Rever modelos de gestão e legislação atual por forma a garantir o funcionamento das instituições e das diversas instâncias patrimoniais, permitindo designadamente assegurar medidas de salvaguarda do património, como a inventariação, a classificação, a monitorização, a conservação e o restauro, a prevenção de riscos, envolvendo as comunidades locais, as organizações da sociedade civil, as empresas e as instituições internacionais;

Cultura

Executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), componente 04 – Cultura, e medidas integradas, da reabilitação do Património edificado à digitalização e à implementação do programa “Saber Fazer”, cumprindo os desígnios enunciados “de valorizar as artes, o património e a cultura enquanto fatores de identidade, coesão territorial, aumento da competitividade económica e desenvolvimento de atividades de âmbito cultural e social”;

Cultura

Assumir a língua portuguesa como um património de valor identitário e global, no contexto de uma estratégia nacional e internacional, em articulação com o Instituto Camões, para a sua promoção;

Cultura

Reforçar os meios da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e das bibliotecas de investigação, assegurando quadros de pessoal e políticas de aquisições e promovendo a sensibilização de públicos adequados à sua missão.

Cultura

Promover a tradução e a internacionalização da produção literária nacional, estabelecendo protocolos específicos com o Brasil e os países lusófonos.

Cultura

Garantir a digitalização do património cultural não incluído no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR);

Cultura

Estimular a formação contínua e a qualificação dos profissionais que trabalham na área cultural, valorizando as suas competências, sobretudo digitais;

Cultura

Corrigir o Estatuto dos Profissionais da Cultura, com vista à melhoria e à dignificação;

Cultura

Revisitar a Lei do Preço Fixo do Livro, promovendo mecanismos de apoio a livrarias e editoras independentes.

Cultura

Ajustar e proteger os direitos autorais às novas realidades digitais, nomeadamente no que diz respeito à inteligência artificial;

Cultura

Avaliar a criação de isenções fiscais relativas à tributação do valor dos livros em armazém, de modo a minimizar a destruição de livros devolvidos às editoras. No mesmo sentido, incentivar as editoras e entidades livreiras à reutilização de livros e apostar na transição digital (e-book ou audiobook).

Cultura

Preparar e consensualizar, com a devida antecedência, os programas de celebração de datas com elevado significado histórico nacional, em particular, entre outros, a celebração dos 500 Anos de Luís Vaz de Camões, os 100 Anos de Carlos Paredes e, ainda durante a legislatura, dos 900 Anos da batalha de São Mamede (1128), referência fundadora da nacionalidade.