Um País de educação, de cultura e de ciência para inovar 0 / 133
Educação e Formação
Implementar o A+A, “Aprender Mais Agora”, um plano de recuperação da aprendizagem que realmente permita aos alunos construir um caminho de sucesso escolar. O A+A incluirá recursos adequados para o apoio aos alunos nas escolas, a capacitação de docentes para implementar um sistema de tutorias, assim como o reforço de créditos horários e o investimento em recursos educativos digitais de apoio ao estudo;
Educação e Formação
Aprofundar a autonomia dos agrupamentos TEIP e majorar o seu financiamento, com avaliação e prestação de contas, para fomentar projetos de maior integração e igualdade de oportunidades.
Educação e Formação
Em diálogo com a Assembleia da República, contribuir para a revisão da Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986, alinhando-a com os desafios do século XXI;
Educação e Formação
Redefinir o papel do Ministério da Educação, Ciência e Inovação atribuindo responsabilidades de regulador e não de decisor sobre o funcionamento de todas as escolas públicas;
Educação e Formação
Reestruturar os ciclos do ensino básico, integrando os 1º e 2º ciclos, de forma a alinhar com a tendência internacional e garantir uma maior continuidade nas abordagens e um desenvolvimento integral dos alunos;
Educação e Formação
Alargar o âmbito e promover maiores níveis de transparência e de acesso público aos dados estatísticos de monotorização do sistema educativo;
Educação e Formação
Incentivar a implementação de práticas educativas interdisciplinares, realizadas ao ar livre, em espaços verdes e em contacto com a natureza;
Educação e Formação
Melhorar a eficiência, criando uma plataforma integrada de todos os serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação e investindo em recursos digitais que simplifiquem os processos administrativos.
Educação e Formação
Integrar a faixa etária dos 0 aos 3 anos no sistema educativo tutelado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação;
Educação e Formação
Acesso universal e gratuito: alargar a oferta pública e sem custos para as famílias de creche e de pré-escolar, seja aumentando a capacidade da oferta do Estado, seja contratualizando com o sector social, particular e cooperativo, seja promovendo soluções transitórias, em articulação com os municípios e a sociedade civil, nos contextos onde a oferta instalada não seja suficiente para suprir a procura de vagas;
Educação e Formação
Produzir e difundir orientações para o período 0-6 anos e proporcionar às instituições o acesso a materiais educativos adequados ao desenvolvimento nas áreas das linguagens (oral, escrita, artísticas e digitais), da matemática, das ciências e da motricidade;
Educação e Formação
Reforçar a formação inicial e contínua de Educadores que trabalhem com crianças de 0-3 anos, assim como a formação de Auxiliares de Ação Educativa.
Educação e Formação
Desenvolver um currículo centrado no conhecimento científico e cultural, revendo as “Aprendizagens Essenciais” e os documentos orientadores do ensino, elevando as expectativas em relação à aprendizagem dos alunos;
Educação e Formação
Iniciar uma revisão curricular no sentido de flexibilizar as cargas letivas obrigatórias nos vários níveis de escolaridade do Ensino Básico, de incluir o ensino do inglês desde o 1.º ano de escolaridade, de introduzir a coadjuvação na Educação Física no 1º ciclo, e de reforçar o ensino experimental das Ciências;
Educação e Formação
Redefinir os percursos científico-humanísticos do ensino secundário, no sentido de alargar as disciplinas que os alunos podem livremente escolher frequentar, alargando posteriormente esta possibilidade aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico.
Educação e Formação
Melhorar o sistema de transferência de competências para as Autarquias, articuladamente com as escolas;
Educação e Formação
Clarificar as competências do MECI, das escolas e das suas direções;
Educação e Formação
Estabelecer o estatuto do diretor de escola, que inclua um modelo especial de remuneração e de avaliação;
Educação e Formação
Construir, em diálogo com os diretores e professores, um novo modelo de autonomia e gestão das escolas, que robusteça a autonomia financeira, pedagógica e de gestão de recursos humanos das escolas;
Educação e Formação
Atualizar o financiamento e rever a regulamentação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC);
Educação e Formação
Redefinir os parâmetros técnicos de construção e reabilitação dos edifícios escolares.
Educação e Formação
Implementar provas de aferição a Português, Matemática e uma disciplina rotativa (a cada 3 anos) nos 4.º e 6.º anos (anos de final de ciclo), de aplicação universal e obrigatória, substituindo as provas de aferição atualmente em vigor;
Educação e Formação
Publicar os resultados das provas de aferição em tempo útil, a nível nacional e de agrupamento, para fins de identificação de fragilidades no sistema educativo, prestação de contas e valorização das provas;
Educação e Formação
Rever a aplicação do atual modelo de avaliação das aprendizagens (vulgo aplicação do projeto MAIA).
Educação e Formação
Avaliar o impacto do atual Regime Jurídico da Educação Inclusiva;
Educação e Formação
Rever o modelo de financiamento dos apoios técnicos especializados em meio escolar;
Educação e Formação
Melhorar a inclusão de pais e encarregados de educação dos alunos com medidas adicionais nos processos de decisão e escolha do percurso escolar dos seus educandos;
Educação e Formação
Melhorar as estratégias de transição para a vida ativa;
Educação e Formação
Reforçar os meios para o ensino do «Português Língua Não Materna», considerando o aumento do número de estudantes cuja língua materna não é o português;
Educação e Formação
Monitorizar resultados escolares daqueles estudantes e definir estratégias para o seu sucesso escolar, de forma a garantir a sua integração plena na sociedade e no mercado de trabalho;
Educação e Formação
Avaliar o aumento da dotação para a Ação Social Escolar;
Educação e Formação
Ponderar o aumento dos valores de comparticipação do Material Escolar e do Valor Máximo atribuído para as Visitas de Estudo;
Educação e Formação
Melhorar o sistema de apoio às famílias carenciadas que frequentam o ensino particular e cooperativo;
Educação e Formação
Combater a segregação social entre escolas, avaliando as regras de prioridade nas matrículas, impondo transparência no processo de alocação dos alunos e publicando as áreas de influência geográfica das escolas da rede pública. 7.1.9. Diversidade e liberdade para aprender
Educação e Formação
Promover uma rede de escolas de ensino artístico especializado de música, dança e teatro;
Educação e Formação
Melhorar o modelo de Contrato de Patrocínio, destinado a financiar os estabelecimentos de Ensino Artístico Especializado;
Educação e Formação
Implementar um programa de sensibilização para características e mais-valias do ensino profissional, para melhor informação dos alunos;
Educação e Formação
Otimizar a rede de oferta de ensino profissional e melhorar o seu modelo de financiamento.
Educação e Formação
Iniciar a recuperação integral do tempo de serviço perdido dos professores, a ser implementada ao longo da Legislatura, à razão de 20% ao ano;
Educação e Formação
Criar uma dedução em sede de IRS das despesas de alojamento dos professores que se encontrem deslocados a mais de 70 km da sua área de residência;
Educação e Formação
Criar incentivos para a fixação de docentes em zonas de baixa densidade ou onde há falta de professores, como acontece atualmente na região de Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve;
Educação e Formação
Desburocratizar o trabalho dos professores, dando-lhes autonomia, autoridade e melhores condições e tempo para educar e apoiar os alunos;
Educação e Formação
Adequar a formação contínua às necessidades de professores e escolas, valorizando a autonomia das escolas na elaboração dos seus planos de formação;
Educação e Formação
Construir, em diálogo com os professores, um referencial para a Avaliação do Desempenho Docente;
Educação e Formação
Alterar o modelo de colocação de docentes, de modo a ter em consideração outros fatores, como a residência e avaliação, garantindo equidade, adaptabilidade, eficiência e eficácia;
Educação e Formação
Promover uma campanha nacional de sensibilização para a importância dos professores, para incentivar mais jovens a escolher esta profissão;
Educação e Formação
Promover as horas extra dos professores, de forma temporária e facultativa;
Educação e Formação
Promover o regresso ao ensino dos professores que tenham saído da profissão, através de mecanismos de bonificação de reposicionamento na carreira;
Educação e Formação
Rever o salário em início de carreira docente e rever os restantes índices e escalões, no sentido de simplificar o sistema remuneratório;
Educação e Formação
Adequar a formação inicial de professores, em linha com as necessidades do sistema educativo.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Alargar e diversificar a base de captação de candidatos, com ênfase na população adulta sem grau de ensino superior; Garantir a cobertura nacional do ensino superior, através do alargamento da abrangência social e da extensão territorial; Encorajar as IES a desenvolverem uma cultura de mérito em todas as suas atividades de educação, investigação e inovação; Estimular a atratividade das instituições de ensino superior para os alunos internacionais, criando-se melhores condições de acesso às instituições de ensino superior portuguesas por estudantes estrangeiros, em especial os oriundos das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa; Fomentar a atratividade dos curricula nas áreas CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Promover o sucesso escolar e a qualidade de vida do estudante, dando especial atenção aos problemas da saúde mental.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Promover iniciativas de reforço da empregabilidade dos jovens, através da aposta na formação e especialização profissional em tecnologias e aplicações digitais, em linha com as necessidades crescentes do mercado de trabalho, contribuindo para atrair e reter o talento jovem.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Aumentar o investimento direto na criação e requalificação de alojamento para os estudantes do Ensino Superior, através da construção de novas residências (utilizando o Plano de Recuperação e Resiliência e o PT 2030), bem como realocando e recuperando para esta função edifícios devolutos do Estado. Adicionalmente, contratualizar com autarquias locais, instituições sociais e investidores privados a construção de residências estudantis e com residências estudantis privadas;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Estimular e alargar as redes de apoio a idosos que recebem estudantes deslocados nas suas casas, mediante avaliações prévias feitas pelas IES.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Adequar e reforçar os programas de bolsas de estudo e apoios financeiros à real situação socioeconómica dos estudantes;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Reforçar a capacidade de resposta de serviços de apoio psicológico e de saúde mental nas IES;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Criar, melhorar e protocolar com privados, centros de saúde e creches integrados nas IES;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Estabelecer políticas de inclusão e de respeito pela diversidade;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Oferecer apoio adicional aos estudantes que mostrem dificuldades no acompanhamento das propostas de estudo.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Preservar e aprofundar uma sólida oferta de Ensino Superior, distribuída por instituições públicas, instituições particulares e cooperativas, bem como entre os subsistemas universitário e politécnico. Articular os dois subsistemas de acordo com princípios de complementaridade e não de concorrência;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Organizar a rede de instituições de Ensino Superior para garantir cobertura nacional;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Estimular a inscrição de estudantes nas instituições situadas em regiões com menor densidade populacional, através da majoração do financiamento unitário;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Recuperar e reforçar o programa ERASMUS+ INTERIOR, com o objetivo de fomentar a mobilidade de estudantes do litoral para o interior.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Incentivar a cooperação e parcerias entre as Instituições do Ensino Superior e de Investigação, empresas, instituições sociais e autarquias;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Estimular a contratação de doutorados pelas empresas;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Reforçar o investimento em investigação nas escolas politécnicas, reforçando os programas de doutoramento em ambiente politécnico como instrumento de aproximação das instituições do ensino superior ao tecido empresarial;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Instituir modelos organizacionais inspirados nas “KICs - Knowledge and Innovation Communities”, do EIT - European Institute of Innovation and Technology, da UE;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Dinamizar uma cultura de empreendedorismo a partir da academia e das instituições de investigação;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Encorajar a participação de representantes do setor empresarial nos conselhos consultivos das instituições de Ensino Superior e de Investigação;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Avaliar o reforço dos incentivos fiscais para empresas que investem em programas de I&D em parceria com instituições de Ensino Superior;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Potenciar o regime de mecenato às instituições de ensino superior públicas;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Fomentar a criação de cátedras de índole empresarial que promovam uma forte ligação entre a Instituição de Ensino Superior e de Investigação e as empresas, tanto no ensino como na investigação científica.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Alavancar as iniciativas definidas no Espaço Europeu de Ensino Superior (Bolonha) e na Estratégia Europeia para as Universidades;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Expandir a iniciativa do cartão europeu de estudante;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Promover a internacionalização da Investigação e do Ensino Superior através de políticas que incentivem a participação em redes globais, atraiam estudantes internacionais, reforcem acordos com Países da CPLP, América Latina, América do Norte e Ásia, e eliminem barreiras regulamentares à participação;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Fomentar a atratividade das instituições de ensino superior para os estudantes internacionais e estudantes em mobilidade de curta duração.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Desenvolver estímulos à contratação transparente e sustentável de docentes e investigadores por parte das instituições públicas;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Reforçar as condições de bom desempenho de toda a comunidade que desempenha funções nas Instituições de Ensino Superior.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Avaliar e rever os instrumentos legislativos fundamentais do Ensino Superior, incluindo a Lei de Bases do Sistema Educativo e o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES);
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Fortalecer a autonomia das instituições de Ensino Superior;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Desburocratizar as relações institucionais entre o Ministério da tutela, a DGES, a FCT, a A3ES e outras;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Rever os critérios e fórmulas de financiamento com contratualização plurianual e incentivo à captação de financiamentos externos
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Reforçar a sinergia entre o Ensino Superior, a Investigação e a Inovação, garantindo um sistema mais coeso, dinâmico e competitivo;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Reorganizar as agências de financiamento como organismos independentes do Governo, visando a autonomia da C&I;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Melhorar o desempenho, transparência de processos e a calendarização dos concursos da FCT;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Apostar na manutenção e modernização das infraestruturas de C&I.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Promover a política de “Ciência Aberta”, apostando na cultura científica e na disseminação e impacto do trabalho científico;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Fortalecer as políticas de internacionalização, pela participação em redes internacionais de ensino, investigação e inovação, com especial atenção às redes europeias.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Melhorar o estímulo à inserção de doutorados em empresas, na administração pública, ou no ensino secundário, promovendo a mobilidade intersectorial;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Desenvolver estímulos conducentes à contratação transparente e sustentável de docentes e investigadores por parte das instituições públicas;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Rever o estatuto da carreira da investigação científica;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Criar condições para a circulação de investigadores entre o sector académico e empresarial, e para a sua mobilidade geográfica;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Criar condições para a atração de talento científico, nacional ou estrangeiro, para
Ciência, Ensino Superior e Inovação
seu estabelecimento em Portugal;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Fortalecer o ecossistema de inovação, utilizando os sistemas de incentivos públicos para investimento em I&D para promover uma intensa partilha de conhecimento e difusão de inovação entre as instituições do sistema científico e tecnológico, as empresas, entidades públicas e organizações sociais, numa articulação próxima entre o MECI, o Ministério da Economia e outros ministérios sectoriais;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Promover a participação das instituições de ensino superior e investigação na estratégia de reindustrialização europeia e nos programas que visam a sua autonomia estratégica e soberania tecnológica, numa articulação próxima com os Ministérios da Defesa, da Saúde, do Ambiente e Energia ou da Agricultura e Florestas.
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Desenvolvimento de um programa que estimule a contratação de doutorados pelas empresas;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Apoio à investigação científica e à inovação no e com o setor empresarial, adotando um programa de estímulos;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Revisitando a missão dos Laboratórios de Estado, dos Laboratórios Associados e Colaborativos e dos Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) visando clarificar a sua missão e papel no sistema científico e tecnológico;
Ciência, Ensino Superior e Inovação
Dinamizando um programa de apoio ao registo de patentes e de outra propriedade intelectual das empresas portuguesas a nível internacional – Europa, EUA, Ásia.
Cultura
Aumentar em 50% o valor atribuído à cultura no Orçamento de Estado, ao longo dos próximos quatro anos;
Cultura
Garantir o alargamento da oferta do ensino artístico em diversas áreas disciplinares e formas de expressão – dança, teatro, música, cinema e artes visuais – aos 120 primeiros anos do ensino, de forma a estimular o interesse e a ampliar significativamente os públicos da cultura e da arte, em particular dos mais jovens;
Cultura
Apoiar as instâncias da criação artística contemporânea;
Cultura
Intensificar o pensamento crítico e promover uma ação renovadora no que respeita a Arquivos e Bibliotecas, em articulação com estruturas formativas e novos modelos de gestão;
Cultura
Reforçar e diversificar o regime legal do Mecenato Cultural, dotando-o de capacidade atrativa e mobilizadora, que permita flexibilizar e reforçar práticas de preservação, programação e criação, melhorando-se, assim, o apoio às áreas da cultura e da arte;
Cultura
Assegurar o bom funcionamento das instituições patrimoniais em todo o território, especialmente dos Museus, Monumentos e Palácios, paralisados com a reforma recentemente empreendida pelo anterior Governo, ao qual faltou visão em temas atuais e prioritários e que ignorou, tanto no enquadramento legal das competências dos dirigentes, como na inexistência de qualquer dotação orçamental, a autonomia imprescindível ao cumprimento das suas missões;
Cultura
Proteger e valorizar todo o património português, sem exceção, definindo políticas de aquisição, circulação e permuta de obras de arte e de acervos museológicos, e criando uma estrutura de reforço de segurança e de monitorização permanente do classificado como Património Mundial (Listas da UNESCO);
Cultura
Fomentar a participação alargada e a crítica de profissionais da cultura e da arte com vista à atualização, à diversidade de leituras e à necessária refundação da estrutura orgânica e territorial do Ministério da Cultura, bem como a valorização dos profissionais da área.
Cultura
Apoiar e criar programas de estímulo ao acesso de crianças e jovens em idade escolar mediante a oferta cultural das entidades de âmbito local, regional e nacional;
Cultura
Estimular a visita regular de crianças e jovens a Monumentos, Museus, Teatros e outros equipamentos culturais, e promover, em sentido inverso, a ida de artistas à escola, aproximando a comunidade artística da comunidade educativa;
Cultura
Assegurar, até ao final da legislatura, a gratuitidade do acesso a museus e monumentos nacionais, bem como centros de ciência, para jovens até aos 25 anos.
Cultura
Garantir o alargamento da oferta formativa, da participação e da fruição dos jovens a partir do segundo ciclo, nas áreas da música, do teatro, da dança e das artes visuais;
Cultura
Proporcionar o contacto da comunidade escolar com escritores nacionais, incentivando nos jovens um maior gosto pela leitura e pela escrita;
Cultura
Promover a diversificação e a inclusão dos públicos, garantindo que as atividades culturais chegam a todos os segmentos da população, especialmente aos mais vulneráveis e desfavorecidos, e que respeitam a pluralidade de expressões e valores culturais;
Cultura
Mapear a totalidade do território, auscultar os diversos intervenientes e definir uma estratégia nacional para apoiar e estimular projetos de inventariação, criação, circulação e mediação artística;
Cultura
Apoiar estruturas e definir estratégias culturais de desenvolvimento promotoras de coesão social e territorial a nível local e sub-regional, designadamente revendo o regime de apoio às orquestras regionais;
Cultura
Desenvolver e implementar um Plano Estratégico do Cinema e do Audiovisual;
Cultura
Criar um programa nacional de apoio a estruturas de programação, residência, incubação e criação artística independentes;
Cultura
Rever a atual legislação, criando um regime jurídico específico, atrativo e atual para o mecenato cultural;
Cultura
Avaliar o reforço do financiamento e o apoio às instituições culturais que desenvolvem projetos de criação de públicos, mediação cultural e serviços educativos;
Cultura
Rever modelos de gestão e legislação atual por forma a garantir o funcionamento das instituições e das diversas instâncias patrimoniais, permitindo designadamente assegurar medidas de salvaguarda do património, como a inventariação, a classificação, a monitorização, a conservação e o restauro, a prevenção de riscos, envolvendo as comunidades locais, as organizações da sociedade civil, as empresas e as instituições internacionais;
Cultura
Executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), componente 04 – Cultura, e medidas integradas, da reabilitação do Património edificado à digitalização e à implementação do programa “Saber Fazer”, cumprindo os desígnios enunciados “de valorizar as artes, o património e a cultura enquanto fatores de identidade, coesão territorial, aumento da competitividade económica e desenvolvimento de atividades de âmbito cultural e social”;
Cultura
Assumir a língua portuguesa como um património de valor identitário e global, no contexto de uma estratégia nacional e internacional, em articulação com o Instituto Camões, para a sua promoção;
Cultura
Reforçar os meios da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e das bibliotecas de investigação, assegurando quadros de pessoal e políticas de aquisições e promovendo a sensibilização de públicos adequados à sua missão.
Cultura
Promover a tradução e a internacionalização da produção literária nacional, estabelecendo protocolos específicos com o Brasil e os países lusófonos.
Cultura
Garantir a digitalização do património cultural não incluído no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR);
Cultura
Estimular a formação contínua e a qualificação dos profissionais que trabalham na área cultural, valorizando as suas competências, sobretudo digitais;
Cultura
Corrigir o Estatuto dos Profissionais da Cultura, com vista à melhoria e à dignificação;
Cultura
Revisitar a Lei do Preço Fixo do Livro, promovendo mecanismos de apoio a livrarias e editoras independentes.
Cultura
Ajustar e proteger os direitos autorais às novas realidades digitais, nomeadamente no que diz respeito à inteligência artificial;
Cultura
Avaliar a criação de isenções fiscais relativas à tributação do valor dos livros em armazém, de modo a minimizar a destruição de livros devolvidos às editoras. No mesmo sentido, incentivar as editoras e entidades livreiras à reutilização de livros e apostar na transição digital (e-book ou audiobook).
Cultura
Preparar e consensualizar, com a devida antecedência, os programas de celebração de datas com elevado significado histórico nacional, em particular, entre outros, a celebração dos 500 Anos de Luís Vaz de Camões, os 100 Anos de Carlos Paredes e, ainda durante a legislatura, dos 900 Anos da batalha de São Mamede (1128), referência fundadora da nacionalidade.